domingo, 16 de agosto de 2009


Seja bem-vind@!!! Neste blog iremos divulgar, discutir e apresentar informações sobre a Comunidade Quilombola de Mata Cavalo.

O Grupo Pesquisador de Educação Ambiental (UFMT). está desenvolvendo um projeto chamado: Territórios e temporalidades da Comunidade Quilombola de Mata Cavalo. Confira!!!

O complexo de Mata Cavalo, localizado no município pantaneiro de Nossa Senhora do Livramento a 65 km da capital do Estado de Mato Grosso, é constituído de sete áreas de diferentes fazendas: Ourinhos, Estiva, Aguaçu, Mata Cavalo de Baixo, Mata Cavalo de Cima, Mutuca e Capim Verde, somando aproximadamente 420 famílias.

O Quilombo de Mata Cavalo é uma porção de terra que para além de territórios geográficos, inscreve-se em identidades, construídas nas vivências históricas que demarcam sua temporalidade. Esta história é marcada fortemente por embates, que pode ser narrada como uma arena de luta, pela acirrada disputa pela definitiva posse da terra, local de idas e vindas de despejos e ameaças feitas pelos fazendeiros. Entretanto, a (re) existência e a insistência dessa comunidade em permanecer em seu território fortalecem sua identidade, em prol de uma luta coletiva que só se torna possível pela vivência dessas pessoas com seu entorno, seu ambiente e sua convivência comum.

Mata Cavalo é um espaço compartilhado de saberes. Assim, um olhar meramente ecológico jamais responderia aos seus desafios, assim como a compreensão antropológica seria igualmente limitada. Águas, terras, animais, lutas, matas, danças, abrigo ou desabrigo, aconchego e proteção são palavras que compõem o mosaico da territorialidade de Mata Cavalo. O território carrega em si a identidade, o pertencimento e a forma de ser e estar no mundo dessa gente, sobretudo, para esses grupos perder seu território pode significar muitas vezes desaparecer-se.

7 comentários:

  1. Michele, Parabéns o teu Blog esta muito legal.Pesquiso comunidades quilombolas e vou estar sempre acessando este Blog!
    Lindo...Lindo!
    Clara

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi, grande idéia fazer este blog! Ficou bem legal. Estarei sempre por aqui.Beijos

    ResponderExcluir
  3. intressantíssimo, doce mi
    arrumadinho na estética, talento no conceito, como sempre.

    PARABÉNS
    beijo de admiração
    *

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog, Mi.
    Parabéns e beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. REPRESENTANTE DA REGIAO CENTRO OESTE- CONAQ/ NETO
    MATA CAVALO DE CIMA.FONE (65) 9952-4173
    O TERRITORIO QUILOMBOLAS DE MATA CAVALO NÂO SÃO FORMADOS POR FAZENDAS COMO CITADO ACIMA E SIM POR 06 COMUNIDADES E SUAS ASSOCIACÕES ORGANIZADAS E REPRESENTADAS POR CADA PRESIDENTE.

    PARA MAIS INFORMAÇOES E ESCLARECIMENTOS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS ENTRE EM CONTATO COM OS REPRESENTANTES, ESTAMOS A SUA DISPOSIÇÃO, PARA QUE ESSE PROJETO TEM MAIS CONSISTENCIA DA NOSSA REALIDADE QUILOMBOLA DE MATO GROSSO.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu bloog!
    Valorizar as nossas raízes negras é preservar a nossa históra.
    Super legal.

    Sônia Carvalho

    ResponderExcluir
  7. Vim conhecer seu espaço e gostei muito! Muito seleto e diversificado. Parabéns. A educação é a base do ser humano para sua vida em sociedade e para uma vida feliz. Também sou educador e vejo que nossa base holística é o caminho mais ameno a seguir, repleto de aprendizados diários.
    Obs: Também virei seu seguidor.
    Prof. José Carlos
    http://projetosead.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Cuiabá, Mato Grosso, Brazil
Sou educadora ambiental. Graduada em Ciências Biológicas, mestrado em educação e atualmente faço doutorado em Ecologia.

Seguidores